O deputado distrital Max Maciel (Psol) defendeu, na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta quarta-feira (30), as batalhas de MC’s como manifestações culturais. O parlamentar lembrou que o Distrito Federal conta com 57 eventos desse tipo, dos quais já saíram dois campeões nacionais – os rappers Sid, em 2016, e Alves, em 2020.
As Batalhas de Rima fazem parte do movimento hip-hop e reúnem diversos MC’s, que duelam entre si com o uso de rimas improvisadas dos mais diversos assuntos, contando ainda com a participação de jurados ou dos próprios espectadores para composição o evento. “Essa é a única batalha em que, ao final, todos voltam bem para casa”, afirmou Maciel. “É uma manifestação cultural importante, que permite que os jovens expressem sua criatividade e sua voz”.
Além de chamar a atenção para a importância cultural das batalhas de MC’s, Maciel cobrou condições para que os jovens possam se expressar sem sofrer perseguições policiais. “Há uma visão que considera um problema a reunião de jovens em uma praça”, disse. “Isso é uma dificuldade em entender esse espaço público”.
Vale destacar que o parlamentar contou ainda que já houve reunião com a Secretaria de Segurança para garantir que “a juventude possa usufruir do direito à cidade”.