Na comemoração de seu primeiro aniversário, a região administrativa de Água Quente, a mais recente entre as 35 do Distrito Federal, aguarda com entusiasmo a chegada de investimentos que totalizam R$ 60 milhões, visando a transformação da vida dos cerca de 35 mil habitantes locais.
O marco da celebração é a sanção, pelo governador Ibaneis Rocha, da Lei nº 7.191 de 2022, que deu origem à criação da região administrativa. Dentro do planejamento ambicioso para a cidade, estão previstas a construção de quatro unidades educacionais, abrangendo todas as faixas etárias, desde a educação infantil até o ensino médio.
“Vamos construir um centro de educação da primeira infância (Cepi), um jardim de infância, uma escola classe e um centro educacional”, destaca a administradora regional, Lúcia Gomes da Silva. Com três escolas já em operação, incluindo uma de ensino médio e duas de ensino fundamental, além de duas creches e duas unidades básicas de saúde (UBSs), a perspectiva é expandir a capacidade de atendimento público de saúde com a construção de uma UBS adicional.
As obras incluirão a construção de uma nova estrutura de saúde no Centro Administrativo de Água Quente, um terreno de 55 mil m² sendo desapropriado pela Agência de Desenvolvimento (Terracap), com projetos urbanísticos sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Além do posto de saúde, o local abrigará postos de atendimento da polícia civil e militar, um quartel do Corpo de Bombeiros e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), consolidando uma infraestrutura abrangente para atender às necessidades da população.
Outro foco de investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) é a mobilidade. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) anunciou recentemente o plano de iniciar, no primeiro semestre de 2024, as obras de duplicação de 13 km da DF-280. Essa rodovia, principal via de ligação com Santo Antônio do Descoberto, terá suas faixas de rolamento ampliadas em ambos os sentidos, proporcionando maior segurança aos 130 mil motoristas que transitam diariamente pelo trecho.