- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProjeto leva atendimento psicológico gratuito para moradores do Riacho Fundo II

Projeto leva atendimento psicológico gratuito para moradores do Riacho Fundo II

Cuidar da saúde mental é essencial para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes e um tema relevante também para o bem-estar dos adultos. Pensando nisso, o Projeto Psicologia Amiga leva atendimento gratuito e de qualidade para os moradores do Riacho Fundo II. Os atendimentos são realizados a partir de encaminhamentos de órgãos como o Conselho Tutelar, mas também é aberto para qualquer pessoa que se interessar.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) com o Instituto de Popularização do Direito (Ipod). Além de avaliação e acompanhamento psicológico, também é oferecida orientação jurídica para os moradores da região.

Pensado inicialmente para atender crianças e adolescentes, acompanhados por seus responsáveis, a procura foi tão grande que quase metade dos atendimentos realizados são com adultos.

“As crianças e adolescentes do Riacho Fundo II conquistaram o acesso à saúde mental, um direito fundamental. Meninos e meninas vulneráveis enfrentam desafios que podem impactar seus desenvolvimentos emocionais e sociais. Oferecer suporte psicológico é essencial para ajudá-los”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF

O operador de máquinas Adilson Batista, de 41 anos, soube do projeto na unidade básica de saúde (UBS). Ele conta que as sessões de terapia o têm ajudado bastante a superar as dificuldades pelas quais está passando. “O atendimento é muito eficaz e está sendo essencial para me ajudar a superar as dificuldades do momento”, garante.

Nas duas últimas, a mulher de Adilson, a design de interiores Janaína da Mota Torres, 44 anos, com quem tem quatro filhos, também participou. Eles têm gostado tanto da experiência que pretendem continuar com o acompanhamento terapêutico após o projeto. “É ótimo e está ajudando bastante. Vamos seguir com o atendimento”, confirma Janaína.

O projeto teve início no dia 27 de fevereiro e segue no Riacho Fundo II até 17 de maio. Desde então, cerca de 300 atendimentos – entre primeira sessão e retorno – já foram realizados. No total, 628 pessoas se inscreveram. Todos os dias, são realizados entre 16 e 22 atendimentos.

Intervenção precoce para uma vida melhor

Um dos focos do projeto é promover o atendimento precoce de crianças e adolescentes. O objetivo é promover um crescimento sadio e o pleno desenvolvimento.

“As crianças e adolescentes do Riacho Fundo II conquistaram o acesso à saúde mental, um direito fundamental. Meninos e meninas vulneráveis enfrentam desafios que podem impactar seus desenvolvimentos emocionais e sociais. Oferecer suporte psicológico é essencial para ajudá-los”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

O presidente do Ipod, Max Telesco, explica que a demanda por atendimento com foco em saúde mental partiu da própria população, por meio do Conselho Tutelar, e ofertar esse serviço também é promover o acesso ao direito para as pessoas.

“A parceria da Sejus com o Ipod é uma demanda da população, por meio do Conselho Tutelar, e concilia o acesso ao direito com a saúde com serviço de qualidade prestado por psicólogos, assistentes sociais e advogados. É o direito a ter atendimento psicológico que, muitas vezes, não chega às pessoas mais vulneráveis”, observa.

Como funciona

A secretária do projeto e coordenadora de Atendimento, Daniela Padilha, explica que o acolhimento é realizado por um assistente social. A partir daí, tem início o acompanhamento psicológico e/ou jurídico, quando for o caso.

O projeto já passou pela QN 14 do Riacho Fundo II e ficou na Feira Permanente até esta sexta (19). De lá, segue para a QS 14, onde fica até o dia 18 de maio.

Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (61) 99655-1137 ou acessar o link e preencher o formulário de inscrição.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Distrito Federal envia ajuda especializada ao Rio Grande do Sul em meio a tragédia das chuvas

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores tragédias naturais de sua história recente, com as intensas chuvas deixando um rastro de destruição...

Exposição fotográfica na Câmara Legislativa relembra os 60 anos da ditadura militar

A exposição "Tempos de Chumbo", composta por 41 imagens do renomado fotógrafo Orlando Brito, lança luz sobre os anos sombrios da ditadura militar brasileira,...

Comentários

Últimas notícias