- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF Inicia Envio de Mensagens para Reforçar Vacinação Infantil

GDF Inicia Envio de Mensagens para Reforçar Vacinação Infantil

Iniciado neste mês, o projeto-piloto contatará 3,2 mil responsáveis, visando a busca ativa daqueles com o cartão de vacinação desatualizado.

Neste mês, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) iniciou o envio de mensagens de texto para incentivar a vacinação de crianças menores de 1 ano. Nesta primeira fase, mais de 4 mil mensagens serão enviadas pelo WhatsApp para 3,2 mil responsáveis, visando uma busca ativa de crianças com o cartão de vacinação desatualizado. As mensagens não solicitarão informações pessoais ou sigilosas. O texto incluirá os dados da criança – nome e último sobrenome. Além disso, o serviço não enviará documentos ou anexos suspeitos. Para segurança, o usuário deve verificar se a mensagem contém a marca oficial do GDF e o selo de verificação da conta. O sistema, de forma automática, perguntará se a pessoa que atendeu é a responsável pela criança. Se confirmado, informará qual vacina está em atraso, contra qual doença protege e os riscos de não receber o imunizante. Por fim, será perguntado se a criança será levada para vacinação ainda nesta semana.

O objetivo é incentivar que crianças menores de 1 ano atualizem a caderneta de vacinação, aumentando a cobertura vacinal, especialmente contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza B, poliomielite e pneumocócica 10.

“A maior parte das vacinas é administrada em crianças, pois essa faixa etária é particularmente vulnerável a doenças infecciosas graves”, explica Sandra Araújo, coordenadora de Atenção Primária da SES. “A vacinação precoce protege contra doenças que podem ter consequências severas ou fatais em crianças, além de ajudar a prevenir a propagação.”

 Estratégia

Para encontrar os pacientes, foram levantados dados de crianças entre 6 meses e 1 ano que não tinham o registro da terceira dose das vacinas penta, poliomielite e pneumo10. O levantamento também incluiu crianças nas faixas etárias elegíveis para a primeira ou segunda dose de rotavírus.

Desde a pandemia, a SES tem buscado novas estratégias para melhorar as coberturas vacinais e evitar a reentrada de doenças graves no DF. O serviço de mensagens é uma ferramenta do projeto de busca ativa de vacinação da Atenção Primária, após verificar a eficiência desse canal.

“As mensagens via WhatsApp são amplamente acessíveis e ágeis, garantindo que informações cruciais sobre vacinação sejam entregues de forma direta e oportuna”, reforça Sandra Araújo. “Além disso, permitem interação entre o cidadão e a Secretaria de Saúde para avaliar a intenção do responsável em vacinar a criança, contribuindo para o sucesso das iniciativas de imunização em larga escala.”

A expectativa, a partir deste projeto-piloto, é ampliar e automatizar o envio de mensagens para toda a população com vacinas não registradas.

Confira aqui os locais de vacinação disponíveis em todo o DF.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias