- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCLDF e Defensoria Pública firmam parceria para defesa dos direitos das mulheres

CLDF e Defensoria Pública firmam parceria para defesa dos direitos das mulheres

Visita técnica na Câmara Legislativa alinha serviços e fortalece políticas de proteção feminina.

Nesta quinta-feira (1º), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deu mais um passo significativo para implementar a parceria com a Defensoria Pública do DF na criação de um Núcleo Específico de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres. A iniciativa é resultado de uma ação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM).

Na ocasião, foi realizada uma visita técnica nas dependências do Legislativo local para apresentar o espaço, alinhar os serviços e discutir a importância do fortalecimento das políticas voltadas para as mulheres em todo o território do DF. Participaram da reunião representando a presidência da Casa a primeira-dama da CLDF, Kilze Beatriz Montes; o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel; a Subdefensora Pública Geral, Emmanuela Saboya; o chefe da Assessoria Especial, Celso Murilo; a Defensora-Chefe do NUDEM, Rafael Mitre; a chefe do Cerimonial, Janaína Couto; o chefe da Unidade de Infraestrutura, Murilo Braga Rocha e representantes de setores da Casa.

Segundo a Procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio (PSB), “esse novo Núcleo da Mulher será essencial para fortalecer os serviços de apoio e proteção às mulheres do Distrito Federal”.

“O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na CLDF será um marco para o Distrito Federal, pois além de celeridade, ele dará humanização e acolherá as mulheres que buscam esse atendimento. Outro ponto importante é que esse primeiro espaço está dentro da Câmara Legislativa, lugar de representação do povo do Distrito Federal. Então, é a Casa cumprindo seu papel de representar, legislar e fiscalizar políticas públicas de maneira transversal e integral às mulheres do DF”, acrescenta Dayse.

Para o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), a iniciativa representa um passo significativo no fortalecimento dos direitos das mulheres em nossa sociedade. “A Câmara Legislativa está comprometida em proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e de apoio para todas as mulheres, assegurando que seus direitos sejam protegidos e promovidos com a seriedade e dedicação que merecem”, afirma o distrital.

À frente da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF desde fevereiro de 2024, Dayse Amarilio destaca o empenho da equipe para ofertar um trabalho de qualidade e que busca ser referência no atendimento às pautas das mulheres. “Estamos muito felizes por termos conseguido firmar essa importante parceria. Foi uma solicitação da PEM à Defensoria Pública e à Presidência da Casa, que acolheu prontamente nosso pedido. Nossa intenção é fazer a inauguração do Núcleo durante a primeira Semana de Combate ao Feminicídio da CLDF, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de agosto, oriunda de uma lei de nossa autoria, legislação que institui um marco para o Distrito Federal”, afirma a procuradora.

Finalmente, Dayse Amarilio também reforça que trabalha para deixar um legado com políticas sólidas e que possam ser continuadas, como a Lei nº 7539/24, de sua autoria, que institui o programa “Banco Vermelho”, em parceria com a associação italiana Stati Generali delle Donne. A norma determina a instalação de bancos da cor vermelha contendo frases de combate ao feminicídio e contatos de emergência para denúncias e suporte à vítima.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias