- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa cria Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Socioambientais...

Câmara Legislativa cria Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Socioambientais das Áreas de Regularização de Interesse Social

Fórum presidido pelo deputado Fábio Felix visa integrar pautas sociais ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial e discutir a precariedade nas ARIS.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou na última sexta-feira (23) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Socioambientais das Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS). Presidido pelo deputado Fábio Felix (PSOL), o novo fórum tem como objetivo reforçar o compromisso da Casa com esses territórios e incluir a pauta social no processo de atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT).

Durante o lançamento, o deputado Fábio Felix destacou que a criação da frente parlamentar foi uma resposta à demanda da sociedade civil organizada e da Universidade de Brasília (UnB). Ele enfatizou a necessidade de discutir o adensamento das cidades a partir de uma perspectiva social e afirmou que o projeto do PDOT deve chegar à CLDF até o final deste ano, com discussões previstas para 2025.

“O PDOT não pode se tornar um espaço exclusivo para os interesses das construtoras e das elites. Precisamos incorporar a pauta social de regularização fundiária dentro do PDOT. Esse será o foco da nossa mobilização”, declarou Felix. Ele também alertou para o cenário de “emergência climática” e ressaltou a importância de conciliar a regularização fundiária, a preservação ambiental e a ocupação territorial, pensando no futuro.

A situação nas ARIS é crítica, com violações diárias de direitos básicos. Segundo dados da UnB, levantados pelo projeto de extensão “Vida e Água para Aris”, mais de 200 mil pessoas nessas áreas não têm acesso a água potável. Perci Coelho, doutor em serviço social e coordenador do projeto, destacou que a criação da frente parlamentar é um compromisso com a justiça social e uma plataforma para as comunidades marginalizadas reivindicarem seus direitos.

Durante o evento, Coelho entregou simbolicamente o 1º Atlas das ARIS, uma publicação que traz dados inéditos sobre abastecimento de água e tratamento de esgoto nas 56 áreas identificadas no DF. Segundo ele, o atlas será uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas urgentes. O atlas ainda não foi lançado oficialmente e deverá ser tema de um seminário, uma das primeiras ações da nova Frente Parlamentar.

A preocupação com a elaboração do novo PDOT também foi destacada pelo coordenador do Fórum de Defesa das Águas, Guilherme Jagánu, que alertou para os riscos de transformar áreas rurais em áreas urbanas, o que poderia gerar “insegurança jurídica e prejuízo econômico, social e ambiental, agravando a escassez hídrica”.

Moradores das ARIS também se manifestaram durante o evento. Maristela Marques, da ARIS Ribeirão, em Santa Maria, criticou a especulação imobiliária na região e afirmou que a comunidade só é lembrada a cada quatro anos. Joana D’Arc, presidente da Associação dos Moradores do Condomínio Porto Rico, cobrou a instalação de equipamentos públicos na área, enquanto Romário Leal, morador de São Sebastião, denunciou a falta de água.

A nova frente parlamentar também planeja trabalhar em conjunto com outras frentes já existentes, como a Frente Parlamentar em Defesa da Serrinha do Paranoá e a Frente de Prevenção aos Eventos Extremos, buscando aglutinar demandas e provocar debates dentro da CLDF para pressionar o Governo do Distrito Federal (GDF) e outras instituições.

Continue Lendo

Fuzileiros Navais são homenageados na Câmara Legislativa do DF

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi homenageado em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada na última...

Novo programa no Hospital de Base busca diminuir infecções pós-cirúrgicas

Celebrado em 11 de abril, o Dia do Infectologista é um momento para reconhecer a importância desses especialistas na prevenção, diagnóstico e controle de...

Comentários

Últimas notícias