- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDecreto regulamenta o funcionamento do Eixão do Lazer e estabelece a criação...

Decreto regulamenta o funcionamento do Eixão do Lazer e estabelece a criação de um Plano de Uso e Ocupação

Medida publicada no Diário Oficial do DF autoriza o DER-DF a conceder permissões temporárias para a distribuição e comercialização de produtos no local.

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou um novo decreto que regulamenta o funcionamento do Eixão do Lazer aos domingos e feriados, estabelecendo as responsabilidades das autoridades competentes e as ações permitidas. A medida, assinada pelo governador Ibaneis Rocha, busca otimizar o uso do espaço destinado ao lazer da população e garantir a organização do tráfego e das atividades comerciais. Caminhadas, corridas e ciclismo continuam permitidos, enquanto outras autorizações serão definidas no Plano de Uso e Ocupação, que será elaborado e publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) em até 30 dias. Este plano detalhará as regras para a distribuição e comercialização de produtos no local. Até a publicação do plano, o DER-DF poderá emitir autorizações provisórias para atividades comerciais. O fechamento semanal do Eixão para o tráfego de veículos aos domingos e feriados, das 6h às 18h, permanece sob a responsabilidade do DER-DF.

Ponto de Encontro

Há 33 anos, o Eixão do Lazer é um ponto de encontro democrático para os moradores de Brasília ao longo dos 14 km da via que corta a cidade de norte a sul, e assim continuará, conforme afirmou o governador Ibaneis Rocha.

“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília; ele não será fechado e ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital”, escreveu Ibaneis Rocha em uma rede social. O novo texto define que o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o DER-DF serão responsáveis pela organização e fiscalização do trânsito na área. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Polícia Militar (PMDF) e outros órgãos também participarão da fiscalização das atividades. O GDF reforça que essas fiscalizações não têm o propósito de proibir as manifestações culturais e artísticas promovidas semanalmente no local.

Este decreto regulamenta a Lei nº 4.757/2012, revoga o Decreto nº 40.877/2020 e entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias