A exposição “Céu sem Estrelas: Infância na Shoá”, dedicada às histórias singulares de crianças judias durante o Holocausto, estará em cartaz na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) até o dia 27 de setembro. A cerimônia de abertura, realizada nesta terça-feira (10), contou com a presença de Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil, que destacou o principal objetivo da mostra: garantir que as atrocidades sofridas pelos judeus durante a Segunda Guerra Mundial jamais se repitam. “Em nenhum lugar, sob qualquer circunstância ou em qualquer tempo”, afirmou Zonshine.
A exposição, composta por 27 painéis e instalada na Galeria Espelho d’Água da CLDF, revela como as crianças, apesar das condições de vida devastadoras, encontraram formas de manter a esperança. “Elas se engajavam em brincadeiras imaginativas, desenhavam e escreviam, expressando seus sonhos e medos”, explicou o Museu do Holocausto de Jerusalém, responsável pela organização da mostra.
A face mais vulnerável da guerra
Diferente de outras exposições sobre o Holocausto, “Céu sem Estrelas” não foca nos campos de extermínio ou nas câmaras de gás, mas sim nas crianças, o segmento mais frágil e vulnerável. “Dos 6 milhões de judeus assassinados, 1,5 milhão eram crianças”, relembrou o embaixador Zonshine. A mostra apresenta desenhos, poemas, cartas e brinquedos que revelam estratégias de sobrevivência, além de testemunhos e textos explicativos divididos por temas como família, identidade, brincadeiras, trabalho infantil, educação, ritos de passagem e amizade.
Os deputados Pastor Daniel de Castro (PP) e Paula Belmonte (Cidadania), que representaram a Câmara Legislativa na cerimônia de abertura, reforçaram a importância de informar e educar a sociedade sobre o Holocausto. O deputado Daniel de Castro, inclusive, anunciou a criação da Frente Parlamentar de Cooperação e Amizade entre Brasil – Brasília e Israel, iniciativa que busca estreitar os laços e promover o diálogo entre as nações.
Serviço
➝ “Céu sem Estrelas: Infância na Shoá”;
➝ Exposição sobre as crianças durante o Holocausto;
➝ Galeria Espelho D’Água;
➝ Câmara Legislativa do Distrito Federal;
➝ Visitação: até 27 de setembro de 2024;
➝ Horário: 8 às 19 horas, segunda a sexta-feira;
➝ Classificação indicativa: livre para todos os públicos;
➝ Entrada Franca.