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Consórcio assume gestão da Rodoviária do Plano Piloto com previsão de investir R$ 120 milhões

Com a assinatura do contrato nesta terça-feira (15), o GDF inicia a transição para que, em até 90 dias, as empresas RZK Concessões e Atlântica Construções assumam a administração do local.

A Rodoviária do Plano Piloto, ponto de partida e chegada para mais de 600 mil pessoas diariamente, passará a ser administrada por empresas privadas. Nesta terça-feira (15), o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Consórcio Catedral, formado pela RZK Concessões e Atlântica Construções, Comércio e Serviços Ltda., assinaram o contrato que concede a gestão do terminal por 20 anos. O consórcio pretende investir R$ 120 milhões ao longo desse período. Com a assinatura, o GDF inicia os trâmites para que o grupo assuma o controle do local em até 90 dias. A concessão inclui todo o complexo rodoviário e os estacionamentos superiores, próximos ao Conjunto Nacional e ao Conic, que funcionarão em sistema rotativo.

O governador Ibaneis Rocha destacou concessões bem-sucedidas no Distrito Federal, como a do Aeroporto de Brasília para a Inframerica, da Companhia Energética de Brasília (CEB) para a Neoenergia, e da Rodoviária Interestadual de Brasília ao Consórcio Novo Terminal. Ele enfatizou o potencial da Rodoviária do Plano Piloto, localizada no coração de Brasília, para atrair novos investimentos e melhorar a experiência dos usuários. “A Rodoviária tem todas as condições de se tornar um shopping a céu aberto. Está no centro da capital, e mais de 600 mil pessoas circulam ali diariamente. Existe um grande potencial de mercado e possibilidades de crescimento para beneficiar a população que utiliza o transporte público”, afirmou Ibaneis. Ele concluiu dizendo que o projeto trará resultados positivos em breve.

Modernização da Rodoviária

O GDF assegurou que não haverá aumento nas tarifas de transporte público para a população, e que os comerciantes que já operam na Rodoviária terão preferência para continuar com suas atividades. O fluxo de pessoas no local também não será alterado, e não haverá cercamentos. O consórcio garantiu que a arquitetura será preservada, e que serviços essenciais, como banheiros, escadas rolantes e elevadores, funcionarão sem interrupções. Além disso, a estrutura será modernizada gradualmente, e cada etapa das reformas, assim como os investimentos, será divulgada à medida que os projetos forem aprovados.

Ibaneis Rocha comentou sobre os desafios históricos da rodoviária, como segurança e mobilidade, e defendeu a concessão como solução eficaz, citando exemplos de privatizações bem-sucedidas em outras cidades, como Fortaleza, Goiânia e Belo Horizonte. Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, afirmou que a concessão aliviará o governo de investimentos, permitindo que esses recursos sejam direcionados para outras áreas, enquanto a iniciativa privada oferece serviços de qualidade e uma rodoviária mais moderna e acessível.

Histórico da Concessão

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 5 de fevereiro de 2024, e a concessão foi aprovada pela lei distrital nº 7.358/2023, sancionada em 19 de janeiro. O processo contou com a aprovação do Tribunal de Contas do DF (TCDF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Em dezembro de 2023, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a regulamentação da concessão, que passou por consulta pública e audiências para aprimoramento do projeto.

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