- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDF ultrapassa a marca de 100 mil doses de vacina contra a...

DF ultrapassa a marca de 100 mil doses de vacina contra a dengue

Secretaria de Saúde alerta que 84,4% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão com a vacinação atrasada.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) superou a marca de 100 mil doses da vacina contra a dengue aplicadas desde o início da campanha, em fevereiro de 2024. No entanto, cerca de 84,4% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha, ainda estão com o esquema vacinal incompleto. Segundo dados da pasta, apenas 41,2% desse grupo tomou a primeira dose e 15,6% completaram o ciclo com as duas doses necessárias. A meta estabelecida é vacinar 90% dessa população.

Com a chegada da estação chuvosa, um alerta é feito aos pais e responsáveis para que levem os jovens às salas de vacinação. “Sabemos que, nesse período, o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, aumenta significativamente. Por isso, é essencial usar todas as ferramentas de prevenção disponíveis”, ressalta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.

Por que o público de 10 a 14 anos é prioritário?

O Ministério da Saúde definiu crianças e adolescentes de 10 a 14 anos como o público prioritário para a campanha de vacinação devido às altas taxas de hospitalização por dengue nessa faixa etária. A SES-DF é responsável pela distribuição das doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela aplicação da vacina. “Cada sala de imunização conta com profissionais capacitados para garantir um atendimento seguro e eficaz. Estamos comprometidos em proteger a saúde da população”, afirma Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde. Atualmente, cerca de 45 mil doses da vacina estão disponíveis nos estoques da rede pública.

Atenção, pais: são necessárias duas doses!

Segundo o boletim mais recente, até 12 de outubro de 2024, a SES-DF já aplicou 100.614 doses da vacina Qdenga em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na rede privada, 3.066 doses foram aplicadas nessa mesma faixa etária. O ciclo vacinal exige duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada 90 dias após a primeira. Contudo, a adesão à segunda dose foi baixa: apenas 15,6% do público-alvo completou o esquema vacinal. Entre os jovens de 11 anos, o índice é de 22,4%, enquanto entre os de 14 anos é de apenas 10,7%.

O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 90% das crianças e adolescentes. Em relação à primeira dose, 41,2% já foram imunizados. A maior cobertura é entre crianças de 10 anos, com 63,1%, enquanto a mais baixa está entre os adolescentes de 14 anos, com 29,1%.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias