- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEstudantes do DF descobrem uma nova perspectiva de Brasília em exposição interativa

Estudantes do DF descobrem uma nova perspectiva de Brasília em exposição interativa

Projeto lúdico une arquitetura e educação patrimonial na Biblioteca Nacional de Brasília.

Crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Distrito Federal tiveram a oportunidade de explorar a capital do país de uma forma inédita nesta terça-feira (12). A iniciativa “De Ver Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar” levou 20 estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 301 do Recanto das Emas a uma experiência que mescla arquitetura, urbanismo e educação patrimonial com blocos móveis inspirados nos ícones arquitetônicos e nas famosas curvas de Oscar Niemeyer.

A instalação lúdica, que permanece aberta ao público até 1º de dezembro na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), visa estimular a imaginação, incentivar reflexões sobre a cidade e promover a educação patrimonial entre os jovens. Financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a obra conta com um investimento de R$ 100 mil. A entrada é gratuita.

“Faz parte da nossa missão receber esse tipo de obra. Estamos em Brasília, uma capital moderna, e termos essa iniciativa é uma forma de mostrar para os pequenos e adultos também sobre educação patrimonial e as belezas da nossa cidade sob todos os ângulos”, afirmou a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

Durante a visita, os estudantes do CEF 301 participaram de uma experiência guiada que proporcionou novas perspectivas da cidade. Juan Snider Estevão Vieira, de 11 anos, compartilhou sua impressão: “É a segunda vez que venho à Biblioteca Nacional e está sendo muito legal porque tem várias coisas novas. A caixa de que eu mais gostei é a que tem um olho mágico que dava para ver algumas fotos. Eu não conhecia nada disso”.

Idealizada por Luênia Guedes, a obra busca atrair a atenção das crianças para a arquitetura da cidade de forma lúdica. “As escalas do plano urbanístico da cidade foram o que inspiraram a pensar no projeto. Para a criançada, muitas coisas viram brincadeira, como falar no interfone e olhar pelo olho mágico. A ideia era mostrar o potencial da cidade para a brincadeira e ao mesmo tempo repassar alguns conceitos de educação patrimonial”, explicou a idealizadora.

Kelly Cristina Silva dos Reis, professora dos alunos do CEF 301, ressaltou a importância da visita: “Ajuda muito porque estamos ensinando os itinerários de Brasília, trazendo sempre aspectos geográficos e culturais. Eles conseguem ver na prática como é a cidade onde moram, os pontos turísticos e os monumentos”.

Escolas interessadas podem agendar visitas guiadas de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h30, com capacidade de até 40 estudantes por turno. O contato deve ser feito pelos perfis no Instagram do Entrevazios e do Todo Público. Grupos de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social também são bem-vindos.

A expectativa é receber cerca de 1,6 mil estudantes ao longo da programação, além de visitantes espontâneos. O projeto inclui recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em Libras, e oferece transporte gratuito para instituições públicas, sujeito à disponibilidade. A coordenadora do projeto e a diretora da BNB destacam o impacto cultural da exposição e a relevância do FAC na ampliação do acesso a experiências culturais para jovens da capital.

Continue Lendo

Mais 203 linhas de ônibus no DF adotam pagamento exclusivamente eletrônico

A partir desta quinta-feira (14), mais 203 linhas de ônibus do Distrito Federal deixarão de aceitar pagamentos em dinheiro em espécie. Com essa medida,...

Novacap cria Diretoria das Cidades para atuar mais próxima da população

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou, na manhã de segunda-feira (4), a criação da Diretoria das Cidades, que agora faz...

Karol Guimarães se destaca em debate da OAB/DF com propostas inovadoras

Na última sexta-feira (9), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou um debate entre os candidatos à eleição de 2024 da Ordem dos...

Câmara Legislativa do DF discute prevenção e combate à dengue em audiência pública

Na próxima terça-feira (12), às 10h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma audiência pública no plenário para debater medidas eficazes de...

Cerimônia de entrega do III Prêmio FAPDF reconhece excelência científica no DF

Nesta quarta-feira (13), às 19h, será realizada a cerimônia de entrega do III Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação. Organizado pela Fundação de...

Comentários

Últimas notícias