- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa debate mudança de nome da estação 108 Sul para homenagear...

Câmara Legislativa debate mudança de nome da estação 108 Sul para homenagear Anna Nery

Audiência pública discute proposta que valoriza a Enfermagem, mas enfrenta críticas por possível impacto na organização urbana da Asa Sul.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promove, nesta segunda-feira (14/4), às 10h, uma audiência pública para discutir a mudança do nome da estação de metrô 108 Sul para “Estação Enfermeira Anna Nery”. O encontro será realizado na Sala de Comissões Pedro de Souza Duarte, na sede da CLDF, e é aberto ao público.

A proposta, apresentada pela deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), tem como objetivo homenagear Anna Justina Ferreira Nery, considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil e patrona da Enfermagem no país. O Projeto de Lei nº 1.394/2024 também simboliza o reconhecimento à categoria, especialmente em um momento em que a nova sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) será inaugurada nas proximidades da estação, na antiga Casa d’Itália, na 208/209 Sul. O prédio receberá o nome de “Edifício Enfermeira Anna Nery”.

A ideia da mudança partiu de representantes da própria categoria de Enfermagem, incluindo o presidente do Cofen, Manoel Neri, e ganhou apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren/DF). Desde o ano passado, o grupo tem articulado com autoridades, incluindo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, para viabilizar a alteração.

No entanto, a proposta divide opiniões. Patrícia Carvalho, presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, reconhece a relevância histórica de Anna Nery, mas alerta para o risco de confusão. “Se cada estação receber o nome de uma pessoa diferente, as pessoas vão começar a ficar perdidas”, afirmou. Ela teme que a mudança comprometa a lógica dos endereços da capital, especialmente na área tombada.

Pela legislação distrital (Lei nº 4.052/2007), mudanças de nomes de logradouros públicos precisam passar por consulta popular. A audiência pública de segunda-feira será um dos instrumentos para ouvir a sociedade e medir o apoio à iniciativa.

Para Manoel Neri, a homenagem é justa e necessária. “A iniciativa ajuda a consolidar a imagem e o protagonismo da Enfermagem na sociedade e no pensamento coletivo. Agradeço à deputada Dayse Amarilio por acolher a sugestão e peço que profissionais e estudantes da área falem com os deputados distritais para aprovar o projeto”, destacou o presidente do Cofen em nota oficial.

Quem foi Anna Nery

Nascida na Bahia, em 1814, Anna Nery destacou-se por sua atuação voluntária como enfermeira durante a Guerra do Paraguai. Com recursos próprios, montou uma enfermaria em sua casa na capital paraguaia, Assunção, onde prestou cuidados até o fim do conflito. Em reconhecimento à sua dedicação, foi condecorada diversas vezes. Em 1923, a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão do Brasil recebeu seu nome, fundada por Carlos Chagas no Rio de Janeiro.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias