- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF amplia Renova DF para alcançar 12 mil cidadãos com qualificação profissional...

GDF amplia Renova DF para alcançar 12 mil cidadãos com qualificação profissional em 2025

Ibaneis Rocha anunciou, durante a formatura da primeira turma de 2025, a expansão dos ciclos do programa como resposta à crescente demanda da população.

Na manhã desta quinta-feira (24/04), 1.148 alunos concluíram o curso do programa Renova DF, iniciativa que alia capacitação profissional à recuperação de espaços públicos. A cerimônia de formatura da turma do 1º Ciclo de 2025 aconteceu no Ginásio do Cruzeiro, no Cruzeiro Novo, com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Durante o evento, o governador anunciou a ampliação do número de turmas previstas para este ano. Inicialmente, a expectativa era formar seis turmas em 2025, mas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) já planeja lançar 10 turmas diante da crescente demanda. A meta do GDF é qualificar 12 mil estudantes ao longo do ano.

O programa também acolhe estrangeiros e mulheres em situação de vulnerabilidade, como vítimas de violência doméstica, oferecendo uma nova chance de recomeço por meio da formação profissional.

“Nós vamos aumentar a quantidade de turmas porque a procura tem sido muito grande. Já estamos nos preparando para abrir mais ciclos e atender quem está na fila esperando por essa oportunidade”, afirmou Ibaneis. Segundo ele, o Renova DF é um programa “vencedor”, que renova a vida e a esperança dos alunos.

Revitalização de espaços públicos

Durante o 1º Ciclo de 2025, os alunos atuaram na revitalização de 91 equipamentos públicos em 14 regiões administrativas do DF, incluindo quadras poliesportivas, praças, parquinhos, campos sintéticos, alambrados, calçadas e PECs (Pontos de Encontro Comunitário). As regiões beneficiadas foram:

  • Plano Piloto

  • Guará

  • Planaltina

  • Núcleo Bandeirante

  • Ceilândia

  • Estrutural

  • Riacho Fundo

  • Samambaia

  • Fercal

  • Gama

  • Taguatinga

  • SIA

  • Cruzeiro

  • Águas Claras

O próximo ciclo, que começa em maio, contará com 2,5 mil alunos – um número ampliado em relação à previsão inicial de 1,5 mil estudantes. A expectativa é recuperar mais 150 espaços públicos ao longo desse novo período.

De acordo com o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o impacto do programa vai além da infraestrutura. “O Renova DF representa uma chance de transformação de vidas. Muitos dos formandos já estão sendo encaminhados para o mercado de trabalho. Estamos oferecendo capacitação e dignidade”, afirmou.

Programa consolidado

O deputado federal Rafael Prudente (MDB) destacou que o Renova DF deixou de ser uma ação pontual para se tornar uma política pública permanente. “Muitos achavam que era só um projeto eleitoral. Começou em 2021 e terminaria em 2022. Mas o programa se consolidou, o governo segue investindo, inclusive com recursos do nosso mandato”, pontuou.

Parcerias e estrutura

O programa é realizado em parceria com a Fibra e o Senai. Segundo o presidente da Fibra, Jamal Bittar, trata-se do maior programa de qualificação profissional do Brasil. “O céu é o limite. O setor produtivo está à disposição para manter e aprimorar esse projeto”, disse.

Os alunos recebem aulas presenciais com foco na área de construção civil, atuando na prática na recuperação dos espaços públicos. Cada participante recebe um kit com uniforme, incluindo camiseta, bota, capa de chuva, boné, garrafa d’água e equipamentos de proteção individual. Além disso, recebem lanche, auxílio transporte, seguro contra acidentes e uma bolsa no valor de um salário mínimo.

Informações sobre as próximas inscrições estão disponíveis no site da Sedet, nas agências do trabalhador e nas administrações regionais.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias