A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta sexta-feira (9), uma sessão solene em homenagem aos motoclubes, motogrupos e similares. A cerimônia, proposta pelo deputado Martins Machado (Republicanos), será realizada às 19h, no auditório da Casa, marcando o encerramento das atividades legislativas da semana.
De acordo com o parlamentar, os grupos de motociclistas exercem uma função importante não apenas como espaço de convivência entre pessoas com interesses em comum, mas também como agentes de promoção de valores sociais e culturais. “Os motoclubes e motogrupos contribuem positivamente para as comunidades em que estão inseridos”, afirmou Machado.
A solenidade também dialoga com o Projeto de Lei nº 1.611/2025, de autoria do deputado, que propõe o reconhecimento das atividades desses grupos como de relevante interesse social e cultural. Entre os objetivos da proposta estão a valorização dessas agremiações, o incentivo à realização de eventos de motociclismo e automobilismo, e o fortalecimento do respeito à cultura sobre duas rodas.
O Distrito Federal conta atualmente com 247 motoclubes registrados. Grupos como Águias do DF (Sobradinho), Capital Motoclube (Brasília), Divas sobre Rodas (Taguatinga) e Guiados por Deus (Gama) são exemplos da diversidade e força dessa comunidade na região. Cada clube tem sua própria história, número de integrantes e iniciativas — muitas delas com foco social, como ações filantrópicas e campanhas de arrecadação de cestas básicas.