- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

Proposta aprovada na Comissão de Assuntos Sociais também amplia isenção de taxa para concursos públicos a mesários dos conselhos tutelares.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que institui o IPTU Social. De autoria do deputado Gabriel Magno (PT), a proposta altera a Lei nº 6.466/2019 para conceder isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) a contribuintes de baixa renda.

Segundo o texto, terão direito à isenção os proprietários de imóveis com valor venal de até R$ 120.100, desde que o imóvel seja o único do contribuinte, tenha uso exclusivamente residencial e o proprietário tenha renda mensal de até dois salários mínimos ou seja beneficiário de programas de transferência de renda dos governos distrital ou federal.

Para o autor do projeto, a medida busca tornar a cobrança do imposto mais justa e alinhada à capacidade de pagamento dos cidadãos. “Essa diferenciação permitiria atender a objetivos cruciais do sistema tributário: melhorar a equidade em um país que sobrecarrega o consumo e explora mal a tributação patrimonial, além de fortalecer as finanças locais e ampliar o financiamento de serviços públicos essenciais”, justificou Gabriel Magno.

O relator da matéria, deputado Max Maciel (PSOL), destacou que a proposta promove justiça tributária ao atender princípios como capacidade contributiva, proporcionalidade e igualdade. “No DF, moradores de áreas nobres pagam menos IPTU, proporcionalmente à renda per capita, do que os de regiões mais pobres. Essa iniciativa corrige essa distorção”, afirmou.

A reunião da CAS contou com a participação dos deputados Max Maciel (Psol), Martins Machado (Republicanos) e Rogério Morro da Cruz (PRD). Ao todo, 27 propostas e 22 indicações foram aprovadas. A íntegra da sessão está disponível no canal da CLDF no YouTube.

Isenção em concursos públicos

A CAS também aprovou o Projeto de Lei nº 952/2024, do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que amplia a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para cidadãos que atuaram como mesários nas eleições dos conselhos tutelares.

De acordo com Daniel de Castro, a proposta reconhece a importância da participação voluntária da sociedade em processos eleitorais que fortalecem os direitos de crianças e adolescentes. “A isenção é uma forma de valorizar o trabalho voluntário de quem contribui para o funcionamento da democracia”, explicou o parlamentar.

Continue Lendo

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do DF

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra a...

Comissão da CLDF aprova recarga elétrica em postos e limite de distância entre escolas e combustíveis

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovou, na tarde desta...

GDF entrega 500 escrituras a igrejas e entidades sociais no DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante na regularização fundiária de espaços religiosos e sociais ao entregar, nesta quarta-feira (14),...

Laboratório da Novacap garante rigor no controle de qualidade do material usado na pavimentação do DF

Referência no controle de qualidade de obras públicas no Distrito Federal, o laboratório da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é peça fundamental para...

Câmara Legislativa presta homenagem a profissionais da enfermagem no Dia Internacional da categoria

O auditório do Museu Nacional da República ficou lotado na manhã desta segunda-feira (12) durante a solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem....

Comentários

Últimas notícias